Este autorretrato surgiu no final de 2018, após um hiato criativo que durou 6 meses.
A obra foi inspirada no ato do meu renascer artístico, pois era isso o que eu sentia acontecer naquele momento.
Passar 6 meses sem expressar meus sentimentos através dos autorretratos e pinturas foi realmente difícil, pois a vontade de falar até mesmo sobre a sensação de estar estagnada era bloqueada.
Então após esse tempo de interiorização e até mesmo aceitação da pausa, chegou o momento que essa ideia surgiu. Simples, mas para mim, uma das minhas maiores obras. Minha energia no dia desta criação estava diferente, eu podia sentir novos aspectos criativos e até mesmo novas visões sobre mim, pois minha disposição para executar a pintura e domínio da técnica eram novas - nem parecia que estava há meses sem pegar em um pincel.
Essa obra me trouxe ensinamentos sobre a calma, pois apesar do sucesso em sua criação, eu fazia tudo com calma e sem pressa, esse foi um dos maiores aprendizados que somaram para que a qualidade da minha construção de conceitos, desenvolvimento de sensibilidade e técnica artística fossem melhorando até os dias de hoje.
Deslize até o final da página se tiver interesse em acessar algumas explicações sobre a obra.
Sobre elementos da arte
Renascimento
Neste autorretrato, explorei minha paixão peculiar por besouros, unindo os significados culturais ao meu ato de interiorização.
O besouro posicionado em direção ao sol faz referência ao escaravelho, que na cultura egípcia, simboliza o ato de renascer e é considerado o Deus do Sol.
Meu subconsciente me guia durante alguns momentos da criação, por isso aspectos do meu interior e personalidade se apresentam, ou mesmo se escondem, como o meu rosto escondido pelo besouro, em uma forma de dizer que não são minhas emoções ou mensagens que a fisionomia poderiam expressar, o ponto foco da arte, mas sim a reflexão causada pela própria arte em sua totalidade.
As estruturas quebradas abaixo do meu pescoço são formas de mostrar similaridade e conexão do meu Ser com o besouro e sua simbologia.
Informações técnicas sobre a obra
Artista: Marcela Lauber
Título: Renascimento
Série: O Caminho
Gênero: Surrealismo
Técnica: Aquarela sobre papel
Dimensões: 29,7x42cm
Papel: 100% algodão - Moulin du Roy, grain fin
Ano: 2018