Permeabilidades do Intransponível
Releitura de livro em aquarela, 2020
Permeabilidades do Intransponível (Ed. Patuá, 2016) é um livro de contos escrito pelo escritor João H. Balbinot, que o dedicou ao seu falecido pai Jair Gomes Furtado após passar por momentos de desconcerto, desencontro e reencontro com a essência que existia dentro dos dois.
A obra de releitura do livro em aquarela foi criada através de um pedido de encomenda feito pela Sra. Helena Balbinot (mãe do escritor), que ao vislumbrar uma poesia no sumário de cada livro escrito pelo filho, desejou que fosse criada por mim, uma arte inspirada a partir de cada um, unindo a minha concepção e interpretação como artista.
A obra em aquarela apresenta a minha perspectiva sobre o sumário e mensagem geral do livro. Você pode conferir a declaração sobre esta arte no final desta página.
Declaração sobre a obra
Permeabilidades do Intransponível
O que mais me emocionou neste livro foram os escritos que narram o processo de lida do João com a perda do próprio pai, por meio de recortes de diários que o mesmo escrevia ne época.
A presença e influência do luto no desenvolvimento do livro me inspirou a falar sobre e ter segurança para expor minha visão, uma vez que o mesmo foi dedicado ao Sr. Jair (pai do escritor).
Na obra, dois seres com suas diferenças se observam e se reconectam ao permitirem o manifesto de algumas semelhanças que os fazem enxergar partes de si no outro. Ambos lidam com limitações ao tentarem fazer contato direto, uma vez que o pássaro não tem pés para pousar e o humano possui grandes espinhos como modo de defesa e resultantes da dor sentida.
Sinais do desconcerto, desencontro e reencontro.
Informações técnicas sobre a obra
Artista: Marcela Lauber
Título: Permeabilidades do Intransponível
Gênero: Surrealismo
Técnica: Aquarela sobre papel
Dimensões: A 50x L 40cm
Papel: 100% algodão - Expression Hahnemuhle 300gm/²
Ano: 2020