No Arco-Íris do Esquecimento é um livro de contos do escritor João Henrique Balbinot, lançado pela Editora Multifoco em 2012.
A obra de releitura do livro em aquarela foi criada através de um pedido de encomenda feito pela Sra. Helena Balbinot (mãe do escritor), que ao vislumbrar uma poesia em cada um dos livros escritos pelo filho, desejou que fosse criada uma arte inspirada a partir de cada um, unindo a minha concepção e interpretação como artista.
A obra em aquarela apresenta a minha perspectiva sobre o sumário e mensagem geral do livro. Você pode conferir a a declaração sobre a arte no final desta página.
Declaração sobre a obra
Pequenezas e outras infinitudes
O que há antes do nascimento? E depois da morte?
- Será um arco-íris?
Nesta obra, selecionei partes do livro que se conectam e formam narrativas que me fazem até hoje refletir sobre o paradoxo do início da vida e da morte.
Todos nós nascemos, sofremos, choramos, crescemos e morremos. Alguns antes, outros mais tarde, mas entre altos e baixos, todos nos encontramos em semelhanças e chegamos à morte.
Esta obra representa este ciclo de acontecimentos incontroláveis, unidos a elementos do sumário do livro e das poesias mais marcantes, que fizeram nascer na arte um olho opaco que desinteressado não olha, os doze sóis (representados por bolhas breves, belas e únicas, prestes a explodir e acabar em um arco-íris de esquecimento), um nascimento que acontece em meio a um arco-íris e um pássaro que, desenganado, entra em metamorfose para virar uma borboleta viva.
A vida em seu ciclo de morte e vice-versa.
Informações técnicas sobre a obra
Artista: Marcela Lauber
Título: No Arco-Íris do Esquecimento
Gênero: Surrealismo e abstração
Técnica: Aquarela sobre papel
Dimensões: A 50x L 40cm
Papel: 100% algodão - Expression Hahnemuhlle 300gm/²
Ano: 2020