M A R C E L A L A U B E R
1997 • Campo Mourão - PR, Brasil
BIOGRAFIA
Marcela Lauber é artista visual e cresceu sendo estimulada pela família a olhar as coisas de modo diferente, quebrando aos poucos o senso comum dos objetos e de alguns elementos da natureza. Em suas aquarelas surrealistas aborda temáticas provenientes da própria jornada no autoconhecimento e se inspira na capacidade do ser humano em se identificar com sentimentos expressados por outros através da arte. Em 2017 criou sua primeira série artística, chamada O Caminho - a qual expressa e registra seus despertares - expôs individualmente no Museu Municipal Deolindo Pereira de Campo Mourão (2018), Lançamento do livro O Medo de Tocar o Medo em Foz do Iguaçu (2018) de João H. Balbinot e Exposição Todas Sentem na Biblioteca Mun. Prof. Egydio Martello (2020), projeto criado por ela e pela artista Giovana Oliveira em prol de inspirar, homenagear e estimular o autoconhecimento através da arte na cidade. Participou da exposição online com 90 artistas da América Latina e Europa nas redes da Universidade do Papel (2020), se inscreveu e foi selecionada no 2ª Edital Arte em Casa, Edital Bela Iniciativa e Edital Mostre Sua Arte, promovidos pela Fundação Cultural de Campo Mourão em 2020 com os trabalhos “O Isolamento Maltrata, Mas a Arte Salva”, Projeto Exposição Todas Sentem e "Minha Arte Pinta a Minha História", no final de 2023 foi selecionada e premiada no 7º Salão de Artes Contemporâneas de Campo Mourão, com a obra "Feminina-mente-cansada".
Desde 2023 se dedica profissionalmente ao design gráfico e ilustração digital, diagramando livros, criando projetos de identidades visuais para marcas e artes gráficas para materiais de ordem publicitária.
DECLARAÇÃO DA ARTISTA
Marcela acredita que o exercício de interpretação na arte pode levar diferentes seres humanos a aprenderem mais sobre si mesmos e também sobre o coletivo através das representações das próprias dores, prazeres e da imersão no imaginário de cada um. Desse modo, a artista incentiva e provoca em suas obras a desconstrução de interpretações geradas pelo senso comum, em busca alcançar o que está além do que os olhos podem ver.
Pássaros, insetos, animais, plantas e seres imaginários dão forma e identidade às suas obras, todos representando as maiores fontes de inspiração desde a infância da artista.
Ainda nessa imersão o surrealismo possibilita um salto para um longo mergulho em seu imaginário, que mesmo sendo manifestado por autorretratos e situações sobre a própria vida, evoca sensações e pensamentos particulares em cada pessoa que observa.
Como representação das suas crenças e valores, Marcela deixa evidente a ideia de ressignificação de alguns elementos da natureza na construção de algumas obras, ao mesmo tempo que no conjunto todo, mostra o poder da não-dualidade nas representações do sofrimento e do despertar para o autoconhecimento.
Projetos criados
Exposição Todas Sentem 2020
Marcela Lauber e Giovana Oliveira
Desafio do Autorretrato 2021
Marcela Lauber, através do Instagram
Últimas exposições
2023
Exposição Coletiva - 7º Salão de Artes Contemporâneas
Sala de Exposições Bernardo Matos - Teatro Municipal de Campo Mourão
2020
Produção Independente - 1ª Exposição Todas Sentem
Biblioteca Municipal Prof. Egydio Martello, Campo Mourão
2018
Exposição Individual - Série O Caminho
Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, Campo Mourão
2018
Exposição Individual - Série O Caminho
Lançamento do livro O Medo de Tocar o Medo
Foz do Iguaçu
Editais
publicações
Edital Arte em Casa, Fundacam 2020
O isolamento maltrata, mas a arte salva
Edital Bela Iniciativa, Fundacam - Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) 2020
Projeto Exposição Todas Sentem
Edital Mostre Sua Arte, Fundacam - Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) 2020
Minha arte pinta a minha história - Um novo olhar
Revista Acrobata 2020
Colagens digitais sobre as poesias do escritor João Henrique Balbinot